Governo anuncia despacho para garantir que VMER não fiquem inoperacionais
DATA
13/04/2016 12:12:33
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Governo anuncia despacho para garantir que VMER não fiquem inoperacionais

Ambulancia INEM

O secretário de estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, anunciou ontem que vai ser publicado um despacho para que o transporte de doentes seja feito em segurança, mas sem deixar as Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) inoperacionais.

"Menos de dois por cento das ativações das VMER são ligadas ao transporte intra-hospitalar e quando um meio está ocupado temos sempre outros meios, que num esforço em rede, acabam por socorrer os utentes. Em locais onde existe um número limitado de VMER, como Chaves ou Bragança, temos mais dificuldade em ter meios adequados de resposta", disse, durante a assinatura de um protocolo para o funcionamento da VMER do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo.

A Ordem dos Médicos pediu à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) uma auditoria ao INEM para saber quais são as consequências da utilização de viaturas médicas em transporte secundário.

O secretário de estado Adjunto e da Saúde explicou que vai ser publicado esta semana um despacho para evitar que as VMER fiquem inoperacionais por estarem a efetuar transportes intra-hospitalares de utentes.

"Num esforço integrado entre o INEM e os hospitais, com o INEM a fornecer os meios e o hospital a fornecer o médico, o serviço intra-hospitalar será feito com segurança para os utentes mas nunca deixando de forma inoperacional a VMER", afirmou.

Fernando Araújo explicou que o transporte de utentes que precisem de cuidados diferenciados será feito com ambulâncias do INEM e com um médico de um hospital.

"O que por vezes se fazia é que era o médico da VMER a acompanhar o utente e ela ficava inoperacional e o que pretendemos é que seja feito o acompanhamento por um médico do hospital, com a VMER a continuar operacional", explicou.

Sobre a nova VMER do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo, que entrou em funcionamento na segunda-feira, o secretário de estado explicou que saiu 12 vezes nas primeiras 24 horas de serviço.

"A VMER saiu 12 vezes nas primeiras 24 horas, cerca de 50% acima da média nacional, o que demonstra que era necessária e que foi importante cumprir a promessa de até ao final de abril ter aqui um VMER", salientou, elogiando o serviço desempenhado pelas VMER no país, que respondem por ano a mais de 100 mil solicitações.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo

Terceiro espaço
Editorial | Luís Monteiro, membro da Direção Nacional da APMGF
Terceiro espaço

Qual é a relação entre medicina e arte? Serão universos totalmente distintos? Poderá uma obra de arte ter um efeito “terapêutico”?

Mais lidas

Sem artigos!
Sem artigos!