
A Câmara do Seixal defendeu hoje a necessidade de um hospital no concelho, referindo que o Hospital Garcia de Orta, no município vizinho de Almada, foi construído para 150 mil habitantes e serve mais de 450 mil pessoas.
A Câmara do Seixal, liderada por Joaquim Santos (PCP), informou ter aprovado uma tomada de posição em defesa dos cuidados de saúde da população do concelho do Seixal.
"Existe a preocupação pela sobrelotação do serviço de urgências do Hospital Garcia de Orta, que resulta em longas horas de espera dos utentes e seus familiares”, indica o documento.
A autarquia salientou ainda que desde 2013 o Hospital Garcia de Orta passou a ser o hospital de referência para os hospitais do Barreiro e de Setúbal e também contribui com equipas de várias especialidades para o funcionamento da Urgência Metropolitana de Lisboa.
"A Câmara Municipal do Seixal reitera a sua firme disposição de tudo fazer para que a construção do novo hospital no Seixal seja uma realidade no mais curto prazo, bem como reafirma a necessidade de um forte investimento nos cuidados de saúde primários no concelho e na região de Setúbal", acrescentou a autarquia.
A autarquia lembrou que entregou uma petição na Assembleia da República, subscrita por 8.237 pessoas, a defender o novo hospital e que em 2009 assinou um acordo estratégico com o Governo que definia que o hospital do concelho estaria concluído em 2012.
Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo
Qual é a relação entre medicina e arte? Serão universos totalmente distintos? Poderá uma obra de arte ter um efeito “terapêutico”?