Baião e Resende recorrem à justiça para impedir fecho nocturno de centros de saúde
DATA
03/11/2014 14:00:22
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Baião e Resende recorrem à justiça para impedir fecho nocturno de centros de saúde

Medicina & Justiça

As câmaras municipais de Baião e Resende vão interpor providências cautelares para impedir o encerramento do atendimento nocturno nos centros de saúde que vai vigorar a partir de hoje, disse à Lusa fonte autárquica.

Segundo a fonte, as duas autarquias foram informadas na quinta-feira, pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) do novo horário de funcionamento dos centros de saúde.

A decisão da tutela, homologada pelo secretário de Estado da Saúde, prevê que os dois equipamentos estejam abertos 24 horas por dia ao fim-de-semana e feriados e determina que encerrem das 24H00 às 8H00, nos dias úteis.

Nas últimas semanas, os municípios manifestaram abertura ao Ministério da Saúde para poderem suportar os encargos associados ao funcionamento dos centros de saúde durante a noite, o que não foi atendido pela tutela.

Os presidentes das duas câmaras municipais têm-se oposto à pretensão da tutela, alegando que os doentes ficarão privados de assistência médica durante a noite, sendo obrigados a recorrer ao hospital de Penafiel situado a várias dezenas de quilómetros.

Além das providências cautelares, os municípios admitem "outras formas de contestação a esta medida que vem lançar a amargura, o sofrimento e um sentimento de desprotecção nas populações locais".

A ARS-N tem justificado o encerramento daquele serviço com a reduzida procura que regista durante a noite.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo

Terceiro espaço
Editorial | Luís Monteiro, membro da Direção Nacional da APMGF
Terceiro espaço

Qual é a relação entre medicina e arte? Serão universos totalmente distintos? Poderá uma obra de arte ter um efeito “terapêutico”?

Mais lidas

Sem artigos!
Sem artigos!