
As extensões de saúde de Almargem do Bispo, Dona Maria e Sabugo, no concelho de Sintra, reabriram a partir de sexta-feira após a contratação de três médicos pelo município, confirmou hoje a Administração Regional de Saúde (ARS).
O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta (PS), afirmou na sexta-feira que o Ministério da Saúde considerou “ilegal” a contratação de médicos reformados pelo município para reabrir três extensões de saúde no concelho.
O autarca alertou, numa reunião do Conselho Metropolitano de Lisboa, para uma eventual “questão política”, porque tinha recebido através do presidente da ARS de Lisboa e Vale do Tejo “a indicação de que a contratação de médicos era ilegal, por estarem reformados”. “Consultámos a lei e não é ilegal”, concluiu o presidente da câmara, durante o encontro dos 18 autarcas da Área Metropolitana de Lisboa.
O autarca reiterou que, no entendimento da câmara, os clínicos contratados através da empresa Cintramédica não estavam impedidos de exercer, porque “os centros de saúde é que não podem contratar médicos aposentados”, mas a questão acabou por ser ultrapassada.
“No seguimento do acordo com a Câmara de Sintra será retomado o funcionamento das extensões de saúde de Almargem do Bispo, Dona Maria e Sabugo”, confirmou uma fonte oficial da ARS de Lisboa e Vale do Tejo.
O presidente da autarquia anunciou na semana passada a contratação de três médicos para viabilizar a reabertura das unidades. A contratação, à empresa Cintramédica, representa um encargo para o município de cerca de 2.800 euros por mês.
As três extensões encerraram a 9 de Junho por decisão do Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra e as consultas foram concentradas em Negrais.
Os moradores protestaram, argumentando que o fecho dos serviços afectava uma população maioritariamente envelhecida e com deficiente ou ausência de transportes públicos para Negrais.
A extensão de saúde de Dona Maria reabriu na passada sexta-feira, pelas 10H00, seguindo-se a reabertura da extensão de saúde de Almargem do Bispo no mesmo dia à tarde e por último reabre a extensão de saúde do Sabugo.
A autarquia e o Ministério da Saúde acordaram recentemente a construção de quatro novos centros de saúde no concelho, nomeadamente em Algueirão-Mem Martins, Agualva, Almargem do Bispo e Queluz.
A população de Dona Maria concentrou-se na passada sexta-feira junto à extensão de saúde para agradecer à Câmara de Sintra a contratação de médicos que permitem reabrir a unidade até à construção do novo centro de saúde de Almargem do Bispo.
"Obrigado pela alegria que dão a Dona Maria" ou "Temos mais pedidos, não queremos ser esquecidos", foram algumas das mensagens escritas em folhas de papel empunhadas por moradores que esperaram pelo presidente da câmara.
Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo
Qual é a relação entre medicina e arte? Serão universos totalmente distintos? Poderá uma obra de arte ter um efeito “terapêutico”?