Câmara de Sintra e Ministério chegam a acordo para reabrir centros de saúde
DATA
18/06/2014 14:20:59
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Câmara de Sintra e Ministério chegam a acordo para reabrir centros de saúde

Conselho Popular

A Câmara de Sintra chegou ontem a um acordo com o Ministério da Saúde que viabiliza a reabertura das unidades de Dona Maria, Sabugo e Almargem do Bispo, encerradas há oito dias.

"Ficou acordado reabrir esses centros de saúde, fechados desde o dia 9 de Junho, com médicos contratados pela Câmara e também pessoal administrativo", afirmou Basílio Horta (PS).

O autarca esclareceu que serão disponibilizados dois médicos pela autarquia, para atender os cerca de seis mil utentes daqueles locais.

"Foi uma decisão muito importante para o concelho. Foi uma longa marcha e estamos todos de parabéns", acrescentou.

Além disso, acrescentou Basílio Horta, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo acordou também com a autarquia construir quatro novas unidades de saúde. Queluz e Belas, Almargem do Bispo, Algueirão-Mem Martins e Agualva e Mira Sintra serão as zonas beneficiadas, num total de 400 mil utentes a serem beneficiados.

"A Câmara de Sintra comprometeu-se a dar as instalações e a financiar em 30 por cento o custo total do investimento, num total de cerca de 2,5 milhões de euros e a câmara tem já esse dinheiro disponível", referiu Basílio Horta.

A manifestação marcada para hoje junto ao Ministério da Saúde, em Lisboa, foi desconvocada após o acordo entre a Câmara de Sintra e a tutela. “A manifestação já não faz sentido”, afirmou à Lusa Vera Duarte, moradora em Dona Maria e uma das responsáveis pela organização do protesto.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo

Terceiro espaço
Editorial | Luís Monteiro, membro da Direção Nacional da APMGF
Terceiro espaço

Qual é a relação entre medicina e arte? Serão universos totalmente distintos? Poderá uma obra de arte ter um efeito “terapêutico”?

Mais lidas

Sem artigos!
Sem artigos!