Amarante inaugura nova área clínica: Hospital de Dia já em funcionamento
DATA
10/03/2014 15:38:41
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Amarante inaugura nova área clínica: Hospital de Dia já em funcionamento

Nova Ala Hospital de Amarante 2O Hospital de Dia do novo Hospital de Amarante foi inaugurado no passado dia 7. A nova unidade permite prestar cuidados de saúde em ambulatório, evitando o internamento de doentes.

Com carácter polivalente, o Hospital de Dia permite acolher utentes de várias especialidades como Urologia, Gastrenterologia, Pediatria, Cardiologia e Medicina Interna.

Particularmente importante no tratamento de doentes crónicos, a nova unidade permite um acompanhamento mais eficaz dos diabéticos, que, além dos tratamentos clínicos, recebem ensinamentos sobre a doença e formas de autocontrolo. O acompanhamento de doentes oncológicos é outra área em desenvolvimento a nível de Hospital de Dia, nomeadamente na Urologia, com a administração de quimioterapia.

Com evidentes benefícios clínicos já comprovados com a experiência do Hospital de Dia em funcionamento no Hospital Padre Américo, em Penafiel, a unidade agora inaugurada permitirá também a implementação, no âmbito da Pediatria, de testes de pesquisa de alergias.

Além da área agora inaugurada, o Hospital de Amarante tem já em funcionamento Hospital de Dia de Psiquiatria e de Medicina Física e Reabilitação, onde se desenvolvem, por exemplo, actividades de reabilitação após colocação de próteses ósseas, treino de ajudas técnicas e de actividades da vida diária, reabilitação de doentes com AVC e sessões de preparação pré e pós-parto.

O Hospital de Dia é uma estrutura organizacional com um espaço físico próprio onde se concentram meios técnicos e humanos qualificados, que fornecem cuidados de saúde de modo programado a doentes em ambulatório, em alternativa à hospitalização clássica, por um período não superior a 12 horas, com substancial incremento da qualidade de vida dos utentes e redução de custos inerentes ao internamento hospitalar tradicional.

 

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo

Terceiro espaço
Editorial | Luís Monteiro, membro da Direção Nacional da APMGF
Terceiro espaço

Qual é a relação entre medicina e arte? Serão universos totalmente distintos? Poderá uma obra de arte ter um efeito “terapêutico”?

Mais lidas

Sem artigos!
Sem artigos!