INEM atendeu 1.2 milhões de chamadas de emergência em 2013
DATA
20/01/2014 12:56:42
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


INEM atendeu 1.2 milhões de chamadas de emergência em 2013

[caption id="attachment_6019" align="alignleft" width="300"]coduinem O atendimento das chamadas para o 112 deu origem à activação de mais de 1 milhão de meios de emergência, entre os diversos tipos de ambulância (emergência médica, suporte imediato de vida, transporte inter-hospitalar pediátrico), motas de emergência, viaturas médicas de emergência e reanimação e helicópteros[/caption]

Em nota enviada à nossa redacção, o INEM informa que os seus Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) atenderam, no ano passado, 1.2 milhões de chamadas de emergência, mais 51 mil chamadas atendidas do que em 2012. Recorde-se que os CODU são centrais de emergência médica responsáveis pela medicalização do número 112, competindo-lhes avaliar os pedidos de socorro recebidos, com o objectivo de determinar os recursos necessários e adequados a cada ocorrência.

As chamadas efectuadas para o Número Europeu de Emergência - 112 são atendidas primeiramente pela Polícia de Segurança Pública, que encaminha para os CODU do INEM todas as situações que digam respeito a situações de urgência ou emergência médica.

Os números apresentados correspondem a pedidos de socorro efectuados para situações de assistência a vítimas de acidente ou doença súbita.

O atendimento destas chamadas deu origem à activação de mais de 1 milhão de meios de emergência, entre os diversos tipos de ambulância (emergência médica, suporte imediato de vida, transporte inter-hospitalar pediátrico), motas de emergência, viaturas médicas de emergência e reanimação e helicópteros.

Refira-se que o tipo de meio a enviar é seleccionado de acordo com a situação clínica das vítimas, identificada por um algoritmo de triagem específico; a proximidade do local da ocorrência e a acessibilidade ao local da ocorrência.

O funcionamento dos CODU é assegurado, 24 horas por dia, por equipas de profissionais qualificados - médicos e técnicos - com formação específica para efectuar o atendimento, triagem, aconselhamento, selecção e envio de meios de socorro.

 

 

 

 

 

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo

Terceiro espaço
Editorial | Luís Monteiro, membro da Direção Nacional da APMGF
Terceiro espaço

Qual é a relação entre medicina e arte? Serão universos totalmente distintos? Poderá uma obra de arte ter um efeito “terapêutico”?

Mais lidas

Sem artigos!
Sem artigos!