A Direcção-Geral da Saúde (DGS) lançou no passado dia 28, o ‘dashboard’ da saúde uma ferramenta online de monitorização mensal do estado de saúde da população, instrumento que o ministro da Saúde considera essencial, sobretudo em tempos de crise.
“É uma informação essencial àquilo que nós queremos, que é podermos analisar que ganhos em saúde temos, para onde Portugal vai, sobretudo ter esta vigilância e evolução mais de perto em tempos de crise”, afirmou o ministro Paulo Macedo na apresentação da nova ferramenta.
Segundo o director-geral da Saúde, Francisco George, este instrumento pretende disponibilizar dados concretos, reais e actualizados de “forma inteiramente transparente”.
A ferramenta, já acessível a partir do site da DGS (http://www.dgs.pt/dashboard/), conta, numa primeira fase, com sete indicadores, entre os quais o da mortalidade geral, o da mortalidade infantil e o do consumo de antidepressivos.
Segundo o ministro da Saúde, “em breve” prevê-se que o número de indicadores duplique, dando informação, nomeadamente, sobre doenças transmissíveis de notificação obrigatória.
É ainda esperado que os actuais indicadores disponibilizados possam ser também apresentados desagregados por regiões.
Para o ministro da Saúde, este novo instrumento, aliado aos relatórios sobre as principais doenças que a DGS tem divulgado nas últimas semanas, representa “um conjunto de informação sem paralelo” na área da saúde.
Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo
Qual é a relação entre medicina e arte? Serão universos totalmente distintos? Poderá uma obra de arte ter um efeito “terapêutico”?